Fonte da Imagem: https://infoapren.com.br/files/images/blog/artigo-48.jpg
Desenhar com Inclusão...
No passado dia 24 de janeiro, realizou-se uma Ação de Curta Duração com a temática Desenho Universal para a Aprendizagem que teve como formadores os Psicólogos dos Agrupamentos Escolares de D. António Ferreira Gomes, Eiriz, Paços de Ferreira e Vilela, respectivamente Liliana Nunes, Vanessa Pereira, Rosa Campos e Manuel Gama.
Com esta iniciativa, procuramos dar resposta a necessidades sentidas, neste âmbito, de docentes das nossas Escolas Associadas.
“O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), é uma abordagem curricular que assenta num planeamento intencional, proativo e flexível das práticas pedagógicas, considerando a diversidade de alunos em sala de aula.” 1. Foi neste sentido, que em Equipa Pedagógica no nosso Centro, procuramos agilizar uma resposta que fosse RES aos nossos alunos e professores: rápida, eficaz e significativa, procurando fundamentalmente, demonstrar as potencialidades da abordagem metodológica DUA para a promoção de aprendizagens mais significativas/contextualizadas, ativas e interativas, e o desenvolvimento das competências do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Seguindo uma das principais premissas da educação inclusiva, todo o trabalho desenvolvido durante a sessão, enfatizou a necessidade de dar maior enfoque no processo de aprendizagem do que no resultado. A própria metodologia planeada para o momento formativo alinhou com práticas pedagógicas, também elas suportadas no DUA: “oferecendo oportunidades e alternativas acessíveis para todos (…) em termos de métodos, materiais, ferramentas, suporte e formas de avaliação, sem alterar o nível de desafio e mantendo elevadas expetativas de aprendizagem”1. O grupo de formandos correspondeu com entusiasmo aos desafios lançados, operacionalizando as tarefas com uma abordagem muita colaborativa, transdisciplinar e bastante criativa.
Desejamos ter contribuído para um momento formativo em que a partilha e o trabalho colaborativo entre os docentes possam vir a agilizar nas escolas maiores e melhores possibilidades de “identificar e remover as barreiras à aprendizagem e participação e maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os alunos” 1.
Em jeito de reflexão finalizamos com o seguinte pensamento “Tudo parece impossível até que seja feito” (Nelson Mandela).
....
1(Fonte: DGE. 2018. Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática)
Formação Pessoal Docente
Ações de formação a iniciar no mês de março de 2022.
Ações de formação a iniciar no mês de fevereiro de 2022.
Mais informações em http://cfaeppp.ulu.pt/CentroFormacao/
Capacitação Digital de Docentes
Nível de Capacitação Digital Docente
|
Níveis de Proficiência |
Pontuação |
|
Nível 1 |
Recém-Chegado(a) |
(A1) |
Abaixo de 20 pontos |
Explorador(a) |
(A2) |
Entre 20 e 33 pontos |
|
Nível 2 |
Integrador(a) |
(B1) |
Entre 34 e 49 pontos |
Especialista |
(B2) |
Entre 50 e 65 pontos |
|
Nível 3 |
Líder |
(C1) |
Entre 66 e 80 pontos |
Pioneiro(a) |
(C2) |
Acima de 80 pontos |
Plano de Formação Pessoal Docente – janeiro a julho de 2022
Poderão consultar as ações de formação que iremos realizar até julho de 2022. Aqui.
Consulte as ações de formação a iniciar no mês de janeiro de 2022. Aqui
Consulte os cronogramas das ações de formação do mês de janeiro. Ações Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Outras
Encontro – Formação contínua de docentes
Na passada quarta-feira, dia 10, realizou-se uma reunião entre o Ministério da Educação (Secretário de Estado e o diretor da DGE) e os diretores dos Centros de Formação de Associação de Escolas, para apresentar os próximos passos na formação contínua:
- Continuidade do projeto MAIA, sob coordenação científica do Prof. Domingos Fernandes.
- Continuidade do programa de capacitação digital dos docentes, integrado no plano de transição digital na educação.
- Matemática do Ensino Básico, sob coordenação da Professora Leonor Santos, para capacitação científico-pedagógica para as aprendizagens essenciais da disciplina, que integram novas áreas como o Pensamento Computacional.
- Educação Inclusiva, sob coordenação científica do Prof. David Rodrigues, para a capacitação das escolas a nível organizacional e para práticas concretas de inclusão.
- Aprendizagens Essenciais, para atualização científico-pedagógica dos docentes nas suas áreas específicas.
O Secretário de Estado da Educação, Professor João Costa, felicitou os CFAE pelo desenvolvimento de “uma atividade intensa em muitas frentes, permitindo que as medidas curriculares sejam debatidas, monitorizadas e divulgadas”.
Bolsa de Avaliadores Externos do CFAEPPP
A DGAE está a proceder à atualização da Bolsa de Avaliadores Extermos na SIGHRE. Até dia 05 de novembro, os Agrupamentos/Escolas procedem à validação dos dados dos docentes e a partir dessa data, decorre a possibilidade de os avaliadores externos realizarem pedidos de escusa.