Medidas Atendimento Covid-19 CFAEPPP
Caros colegas/formandos/formadores
A situação epidemiológica que se verifica em Portugal tem levado à adoção, desde março, de várias medidas de prevenção, contenção e mitigação da pandemia. Assim, e tendo como referência o estabelecido pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2020, em que foram definidas orientações e recomendações relativas à organização e funcionamento dos serviços públicos de atendimento aos cidadãos e empresas no âmbito da pandemia da doença COVID -19, informamos de que no nosso CFAEPPP:
- o atendimento com fim meramente informativo deve ser prestado preferencialmente por via eletrónica;
- o atendimento presencial ao público, com fins não informativos é efetuado preferencialmente com marcação prévia (por mail, ou SMS escrita para o telemóvel).
Comprometemo-nos em responder com celeridade, de acordo com a complexidade do vosso contato, de modo a continuar a prestar um serviço à comunidade educativa que desejamos seja sempre de qualidade.
Plano de Formação · POCH · 2019/2020
Recomeçamos em setembro a última fase do vasto programa de formação iniciado em junho de 2019.
Poderá consultar no quadro abaixo quais as ações que estão a decorrer e/ou agendadas.
Poderá consultar, aqui, o quadro das ações que estão a decorrer...
Avaliação do Desempenho Docente - 2019_20 - 2ª fase
Caros(as) Docentes com funções de Avaliador(a) Externo(a)
Desejo que estejam todos(as) de ótima saúde e prontos para iniciar este ano letivo que espero, acima de tudo, seja seguro para todos os envolvidos. Foi decidido em Conselho de Diretores que o processo de observação de aulas seria retomado no final de setembro/início de outubro e, para o efeito, deverão contactar o(a) vosso(a) avaliado(a).
Contactamos previamente todos os avaliados para apurar casos de mobilidade, doença ou até desistência.
Recomendamos que as aulas sejam realizadas o mais breve possível, embora em momentos distintos e cumprindo as regras de segurança existentes em todos os agrupamentos.
Os avaliados deverão comunicar à direção a vossa entrada na escola.
Devem registar o agendamento das aulas no link anteriormente enviado (aqui).
Organizamos uma Ação de curta duração para apoiar quem vai avaliar pela primeira vez ou sinta necessidade de aprofundar competências nesta matéria:
Inscrição na ACD - Apoio na dimensão científico-pedagógica aos Avaliadores Externos - 3 de outubro - 4 horas (aqui).
PS: Esta mensagem foi enviada por email para todos os avaliadores mas por razões que desconhecemos foi em muitos casos para Spam
Publicação PPP
Promover, Participar e Partilhar
Número 3 – As TIC ao Serviço da Educação
É com muito prazer que lançamos a edição 3 da Publicação PPP – As TIC ao serviço da Educação. Esta temática foi escolhida muito antes deste contexto de Pandemia, mas ganhou um relevo ainda maior quando as escolas, docentes, alunos e famílias, iniciaram um processo de ensino aprendizagem à distância. Os artigos que compõem esta edição são testemunhos desse processo e de que, mesmo nas situações mais difíceis, somos capazes de inovar e de apreciar o lado belo da vida.
Um agradecimento público a todos(as) que participaram ou incentivaram à participação nesta publicação.
Boa leitura e boas férias.
A equipa PPP.
Pré-Inscrição nas Ações do último trimestre 2020
A partir do dia 20 e até ao final do mês de julho, estão abertas as pré- inscrições para as ações de formação que vão decorrer no último trimestre de 2020.
Dado o contexto atual de Pandemia há alguma incerteza quanto ao seu modo de realização. Será dada preferência a um modo de realização b_learning. Vamos ainda atualizando com os cronogramas.
Desejamos a todos(as) os(as) docentes um merecido descanso e muita saúde.
Mantenham-se seguros <3
Ps. Em breve sairá um novo número da Publicação PPP para vos acompanhar no vosso período de férias
Formação de suporte ao Ensino à Distância – E@D
Face a este contexto de Pandemia, as Escolas encerraram a 13 de março e foram implementados Planos de Contingência que obrigaram à interrupção das aulas presenciais. Mas, sendo a Educação um bem demasiado precioso para ser interrompido, e sabendo que isso seria um retrocesso para nosso País, as Direções das Escolas, Professores, Pais fizeram um caminho impensável e continuaram o processo de ensino-aprendizagem à distância, com as dificuldades que todos conhecemos. Enquanto Centro de Formação de Associação de Escolas não poderíamos de forma nenhuma ficar alheios a este processo. Assim, o Conselho de Diretores do CfaePPP, aprovou um Plano de Emergência que consistiu em:
- Terminar à distância as ações de formação que estavam a decorrer;
- Concluir os processos de avaliação dessas ações de formação também à distância;
- Aprovar junto do CCPFC uma ação de formação na modalidade de e-learning de 25h (12h síncronas + 13 h assíncronas);
- Elencar o conjunto de ferramentas eleitas pelas escolas associadas para suportar o ensino à distância (Classroom; Teams, Edmodo);
- Reunir uma equipa de 7 formadores experientes na área das Novas Tecnologias da Informação e preparar com eles:
- a realização de 15 ações de formação à distância com o objetivo de criar/consolidar competências no âmbito dessas ferramentas;
- a realização de 7 Ações de Curta Duração (4 horas).
Com estas iniciativas formamos 939 docentes, em apenas dois meses. As opiniões que obtivemos sobre este processo foram muito positivas.
No início do próximo ano letivo talvez tenhamos de continuar este "Plano de Emergência". Entretanto a formação constante do Plano de Formação vai avançando conforme projetado.
Fiquem bem, protejam-se!
Fotografia de ecrã da ACD – "Classroom: Criar, Configurar, Personalizar e Utilizar", no dia 16 de maio de 2020.