Encontro de partilha entre professores das escolas associadas ao CFAEPPP
No âmbito do acompanhamento e monitorização da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) realizado pelas Equipas Regionais, promoveu-se no dia 28 de fevereiro, na Escola Secundária de Penafiel, um encontro de partilha entre professores das escolas associadas ao nosso Centro de Formação de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel..
A sessão de abertura contou com as boas vindas do Diretor da Escola Secundária de Penafiel , Dr. Vítor Leite, seguido do agradecimento proferido pelo Coordenador da Equipa Regional do Norte (ERN) Dr. Fernando Teixeira. A Dra. Isolina Frade, da Direcção Geral da Educação (DGE) palestrou em torno do enquadramento e fundamentos da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Em seguida, sob a orientação dos membros da ERN e da DGE, as lideranças e os professores das nossas escolas foram envolvidos na construção dos workshops que versaram as seguintes temáticas: Desafios à Gestão Curricular: Perfil dos Alunos e Aprendizagens Essenciais, Domínios de Autonomia Curricular Desafios Organizacionais.
As sessões de trabalho culminaram num agradável lanche gentilmente oferecido pela escola anfitriã, que estimulou o convívio e o estreitamento de laços entre os presentes.
Todos os participantes colaboraram com bastante empenho e entusiasmo na reflexão sobre as temáticas em destaque. Este espaço formativo contribuirá, certamente, para a disseminação e apropriação da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas nossas escolas.
Os primeiros 25 anos dos CFAE's
A rede dos CFAE celebraram em 2018 os seus 25 anos de existência, para comemorar esta data realizaram o filme: “Os primeiros 25 anos dos CFAE – 1993/2018”.
O filme encontra-se disponível no canal do youtube da Collaborare.
Encontros Pedagógicos
No dia 31 de janeiro a rede de CFAE da Collaborare, diretores e assessores, foram acolhidos na EB 2, 3 de Cristelo, pelo diretor Mário Rocha, que mostrando-se bastante recetivo para a partilha das dinâmicas implementadas no Agrupamento de Escolas, enquadradas na Autonomia e Flexibilidade Curricular, nos convidou a disfrutar das atividades desenvolvidas no âmbito da Semana Temática.
Este encontro permitiu que os participantes contactassem com algumas das metodologias utilizadas, nomeadamente na Cozinha Pedagógica (RIC1 – Referencial de Integração Curricular), na Dramatização (RIC3 – Entr’Artes), na Resolução de Problemas, e na Tertúlia do Amor. Nas palavras de Mário Rocha estas metodologias são convocadas sempre que necessário, assumindo-se como um todo coerente ao serviço de uma aprendizagem de qualidade de todos os alunos (…) a existência de uma metodologia não exclui outras, antes se complementam entre si.
No final da manhã, o grupo reuniu-se para um agradável momento de reflexão e de autoquestionamento sobre as suas percepções obtidas durante a visita, sobre práticas de gestão e de eventuais propostas para melhoria.
Publicação PPP
Promover, Participar e Partilhar
Número zero
Publicar algo que espelhasse as dinâmicas formativas geradas pelas nossas escolas associadas é uma ambição antiga, que vemos agora realizada, com esta publicação PPP. Desejamos que este trabalho se torne um instrumento útil, atual e pertinente, e que se constitua como um lugar de partilha e de difusão de vozes dinâmicas como são as das nossas escolas associadas.
O mote para a edição zero da Publicação PPP, emerge de um tema bastante atual no nosso sistema educativo, a Autonomia e Flexibilidade Curricular e resultou, em parte, do Debate Autonomia e Flexibilidade Curricular que realizamos no final do ano letivo anterior.
Esta publicação reúne quatro artigos reflexivos, sendo que o primeiro, da Professora Doutora Ariana Cosme, é um excerto do seu livro Autonomia e Flexibilidade Curricular, Propostas e Estratégias de Ação (2018) que reflete a sua abordagem teórica. O segundo texto é do Agrupamento de Escolas (AE) de Cristelo que é, desde há alguns anos, uma escola inserida no Programa Territórios de Intervenção Prioritária (TEIP) e que, mais recentemente, integrou o Projeto-Piloto de Inovação Pedagógico (PPIP) e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), o terceiro é do AE de Paredes, e o quarto do AE de Pinheiro. Todos estes agrupamentos estiveram no ano anterior no PAFC a 25% e os referidos textos refletem as experiências educativas desses agrupamentos e as práticas pedagógicas decorrentes.
Desejamos uma boa leitura.