Mensagem da DGE a propósito do Check-in - PTD
Caro(a) colega,
Terminado o prazo para o preenchimento do Check-In, a Direção-Geral da Educação (DGE) congratula-se com os resultados obtidos, no que se refere ao número de docentes que responderam ao questionário: 89918.
A DGE expressa, ainda, o seu reconhecimento a todos os Centros de Formação de Associação de Escolas que estiveram envolvidos neste processo e que, indiscutivelmente, contribuíram para alcançar este resultado.
Considerando as informações que nos foram chegando acerca de alguns docentes que, por diversos motivos, não tiveram oportunidade de responder ao questionário, adiantamos, desde já, que estes poderão fazê-lo durante um segundo período para preenchimento do Check-In, previsivelmente entre os dias 19 de fevereiro e 1 de março de 2021. Brevemente informaremos com maior detalhe este processo.
Aproveitamos para informar que, nos próximos dias, a DGE enviará a todos os CFAE a listagem dos códigos dos professores que participaram no Check-In, bem como os respetivos níveis de proficiência.
Disponíveis para o que entenderem ser necessário.
Com os melhores cumprimentos,
José Vítor Pedroso
Plano de Capacitação Digital de Docentes
Resposta ao Check-in
(questionário para reflexão sobre as competências Digitais)
Caro(a) colega,
Como será, certamente, do seu conhecimento, foi aprovado o Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), que prevê o desenvolvimento de um Programa para a Transformação Digital das Escolas, contemplando diferentes dimensões, nomeadamente a forte aposta na capacitação de docentes que garanta a aquisição das competências necessárias ao ensino em contexto digital. Para dar cumprimento a este programa, a Direção-Geral da Educação (DGE) elaborou o Plano de Capacitação Digital de Docentes.
No sentido de adequar o plano de formação e de capacitação às necessidades efetivas dos docentes, ser-lhes-á solicitado o preenchimento, sob anonimato (apenas os CFAE terão acesso aos resultados globais, que lhes permitirão a criação de grupos turma de formação de acordo com os níveis previstos: 1, 2 e 3), de um inquérito por questionário que tem por base a ferramenta de autorreflexão Check-In. Os resultados do preenchimento do questionário por cada docente permitirão colocá-lo numa Oficina de formação que o conduzirá ao patamar seguinte de competência digital.
A resposta ao questionário e a frequência da ação de formação não são obrigatórios mas, certamente, este será um ponto de extrema importância na capacitação digital de todos os docentes. Irá receber todas as informações necessárias no seu endereço de e-mail.
Se por alguma razão não recebeu este questionário, por favor envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com o seu nome, grupo disciplinar e escola onde exerce funções.
Obrigada pela colaboração!
Inicio do Plano de Capacitação Digital de Docentes
Caro colega,
Como será, certamente, do seu conhecimento, foi aprovado o Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), que prevê o desenvolvimento de um Programa para a Transformação Digital das Escolas, contemplando diferentes dimensões, nomeadamente a forte aposta na capacitação de docentes que garanta a aquisição das competências necessárias ao ensino em contexto digital. Para dar cumprimento a este programa, a Direção-Geral da Educação (DGE) elaborou o Plano de Capacitação Digital de Docentes.
No sentido de adequar o plano de formação e de capacitação às necessidades efetivas dos docentes, ser-lhes-á solicitado o preenchimento, sob anonimato (apenas os CFAE terão acesso aos resultados globais, que lhes permitirão a criação de grupos turma de formação de acordo com os níveis previstos: 1, 2 e 3), de um inquérito por questionário que tem por base a ferramenta de autorreflexão Check-In. Os resultados do preenchimento do questionário por cada docente permitirão colocá-lo numa Oficina de formação que o conduzirá ao patamar seguinte de competência digital.
A resposta ao questionário e a frequência da ação de formação não são obrigatórios mas, certamente, este será um ponto de extrema importância na capacitação digital de todos os docentes. Irá receber todas as informações necessárias no seu endereço de e-mail.
Este é um caminho que está ainda a começar, mas imprescindível para que todas as Escolas acompanhem os novos tempos!
Contamos consigo!
RAAFA 2018/19
O Relatório Anual de Avaliação da Formação e outras Atividades (RAAFA) relativo ao ano 2018/19 foi aprovado pela Comissão Pedagógica do CfaePPP e encontra-se disponível para vossa leitura e apreciação. Podem contribuir com sugestões para o próximo relatório.
Medidas Atendimento Covid-19 CFAEPPP
Caros colegas/formandos/formadores
A situação epidemiológica que se verifica em Portugal tem levado à adoção, desde março, de várias medidas de prevenção, contenção e mitigação da pandemia. Assim, e tendo como referência o estabelecido pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2020, em que foram definidas orientações e recomendações relativas à organização e funcionamento dos serviços públicos de atendimento aos cidadãos e empresas no âmbito da pandemia da doença COVID -19, informamos de que no nosso CFAEPPP:
- o atendimento com fim meramente informativo deve ser prestado preferencialmente por via eletrónica;
- o atendimento presencial ao público, com fins não informativos é efetuado preferencialmente com marcação prévia (por mail, ou SMS escrita para o telemóvel).
Comprometemo-nos em responder com celeridade, de acordo com a complexidade do vosso contato, de modo a continuar a prestar um serviço à comunidade educativa que desejamos seja sempre de qualidade.
Plano de Formação · POCH · 2019/2020
Recomeçamos em setembro a última fase do vasto programa de formação iniciado em junho de 2019.
Poderá consultar no quadro abaixo quais as ações que estão a decorrer e/ou agendadas.
Poderá consultar, aqui, o quadro das ações que estão a decorrer...
Avaliação do Desempenho Docente - 2019_20 - 2ª fase
Caros(as) Docentes com funções de Avaliador(a) Externo(a)
Desejo que estejam todos(as) de ótima saúde e prontos para iniciar este ano letivo que espero, acima de tudo, seja seguro para todos os envolvidos. Foi decidido em Conselho de Diretores que o processo de observação de aulas seria retomado no final de setembro/início de outubro e, para o efeito, deverão contactar o(a) vosso(a) avaliado(a).
Contactamos previamente todos os avaliados para apurar casos de mobilidade, doença ou até desistência.
Recomendamos que as aulas sejam realizadas o mais breve possível, embora em momentos distintos e cumprindo as regras de segurança existentes em todos os agrupamentos.
Os avaliados deverão comunicar à direção a vossa entrada na escola.
Devem registar o agendamento das aulas no link anteriormente enviado (aqui).
Organizamos uma Ação de curta duração para apoiar quem vai avaliar pela primeira vez ou sinta necessidade de aprofundar competências nesta matéria:
Inscrição na ACD - Apoio na dimensão científico-pedagógica aos Avaliadores Externos - 3 de outubro - 4 horas (aqui).
PS: Esta mensagem foi enviada por email para todos os avaliadores mas por razões que desconhecemos foi em muitos casos para Spam