Processos de descongelamento e de reposicionamento - Carta do Ministro da Educação
Na sequência da aprovação da Lei do Orçamento do Estado para 2018, os termos em que ocorrerão, já a partir de janeiro, os processos de descongelamento e de reposicionamento previstos na Lei e no Estatuto da Carreira Docente (ECD) podem ser consultados aqui.
Plano de Formação 2017/18 – Abertura de inscrições
Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar:
Recebemos no dia 27 de outubro, a notificação do projecto de decisão de aprovação sobre a candidatura POCH-04-5267_FSE-000022 com uma aprovação de 100% das ações de formação em candidatura.
A nossa Escola Sede, o Agrupamento de Escolas de Vilela, respondeu aceitando essa decisão.
Embora o Plano já tivesse iniciado em Setembro, é com esta aprovação que sentimos uma renovada energia para em cada Agrupamento/Escola Associada desenvolvermos todas as acções de formação programadas com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino/aprendizagem em cada um deles.
Plano de Formação dos Agrupamentos/Escolas Associadas
Articulação e Sequencialidade: Estratégias para a promoção do sucesso
Modalidade: Curso – 15horas
Acreditação: CCPFC/ACC-91423/17
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Local de Realização: AE de Vilela
Cronograma: julho (dia 4 14:00 – 18:00 ; dia 11 10:00 – 13:00 / 14:30 – 18:30 e dia 12 14:30 – 18:30)
Formadoras: Maria José Pires | Rosa Soares
Inscrições: http://cfaeppp.ulu.pt/CentroFormacao/
DISLEXIA: Sintomatologia, Avaliação e Intervenção
Modalidade: Curso de Formação – 12 horas
Acreditação: CCPFC/ACC-85463/16
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Local de Realização: AE de Sobreira (Paredes)
Cronograma: 10 julho (2.ªfeira) – 6 horas - 14h-20h; 13 julho (5.ªfeira) – 6 horas – 14h-20h
Formadoras: Maria Adriana Silva de Sousa | Tânia Marlene Pacheco Nunes
Inscrições: http://cfaeppp.ulu.pt/CentroFormacao/
A indisciplina, as relações interpessoais e a gestão de conflitos no contexto escolar
Modalidade: Curso de Formação – 25horas
Acreditação: DGAE/01-52/17
Destinatários: Pessoal Não Docente
Local de Realização: Agrupamento de Escolas de Cristelo
Cronograma: 6 de julho das 9h00 às 13h00; 11, 13, 17, 19, 21, 25, 27 de julho das 9h30 às 12h30
Formador: Victor Guimarães
Inscrições: http://cfaeppp.ulu.pt/CentroFormacao/
Colaboração e aprendizagem na comunidade eTwinning
Modalidade: Curso de Formação – 25 horas (1 crédito)
Acreditação: CCPFC/ACC-89967/17
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Local de Realização: Escola Secundária de Paços de Ferreira
Cronograma: 1, 7 e 8 de julho de 2017
Formadora: Adelina Silva
Inscrições: http://cfaeppp.ulu.pt/CentroFormacao/
Plano de Formação 2017/18 - Submetido a candidatura a financiamento ao POCH
Submetemos no passado dia 30 de março uma candidatura a financiamento no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar promovido pelo Governo. O Conselho de Ministros criou esse Programa com a finalidade de promover um ensino de qualidade para todos, combater o insucesso escolar, num quadro de valorização de igualdade de oportunidades e do aumento da eficácia e qualidade da escola pública. Entre os seus princípios, destaco a dinamização de um programa de formação contínua que capacite as escolas para a reflexão sobre práticas locais e para o desenvolvimento de estratégias inovadoras e indutoras e de mudança. Este Programa é acompanhado pela criação de uma Estrutura de Missão que integra personalidades de reconhecido mérito e competência na área da educação.
A primeira fase deste Programa, da responsabilidade da DGE, consistiu na conceção, por parte de cada Escola/Agrupamento, de um Plano de Ação Estratégico, identificando medidas a implementar para o combate ao insucesso escolar. A proposta final, trabalho conjunto da Comissão Pedagógica do CFAE_PPP, resultou num Plano de Formação que foi submetido ao POCH. Aguarda decisão até ao final deste ano letivo. A ser aprovado, serão as acções de formação constantes desse Plano que decorrerão em cada Escola/Agrupamento associado.