Os primeiros 25 anos dos CFAE's
A rede dos CFAE celebraram em 2018 os seus 25 anos de existência, para comemorar esta data realizaram o filme: “Os primeiros 25 anos dos CFAE – 1993/2018”.
O filme encontra-se disponível no canal do youtube da Collaborare.
Encontros Pedagógicos
No dia 31 de janeiro a rede de CFAE da Collaborare, diretores e assessores, foram acolhidos na EB 2, 3 de Cristelo, pelo diretor Mário Rocha, que mostrando-se bastante recetivo para a partilha das dinâmicas implementadas no Agrupamento de Escolas, enquadradas na Autonomia e Flexibilidade Curricular, nos convidou a disfrutar das atividades desenvolvidas no âmbito da Semana Temática.
Este encontro permitiu que os participantes contactassem com algumas das metodologias utilizadas, nomeadamente na Cozinha Pedagógica (RIC1 – Referencial de Integração Curricular), na Dramatização (RIC3 – Entr’Artes), na Resolução de Problemas, e na Tertúlia do Amor. Nas palavras de Mário Rocha estas metodologias são convocadas sempre que necessário, assumindo-se como um todo coerente ao serviço de uma aprendizagem de qualidade de todos os alunos (…) a existência de uma metodologia não exclui outras, antes se complementam entre si.
No final da manhã, o grupo reuniu-se para um agradável momento de reflexão e de autoquestionamento sobre as suas percepções obtidas durante a visita, sobre práticas de gestão e de eventuais propostas para melhoria.
Publicação PPP
Promover, Participar e Partilhar
Número zero
Publicar algo que espelhasse as dinâmicas formativas geradas pelas nossas escolas associadas é uma ambição antiga, que vemos agora realizada, com esta publicação PPP. Desejamos que este trabalho se torne um instrumento útil, atual e pertinente, e que se constitua como um lugar de partilha e de difusão de vozes dinâmicas como são as das nossas escolas associadas.
O mote para a edição zero da Publicação PPP, emerge de um tema bastante atual no nosso sistema educativo, a Autonomia e Flexibilidade Curricular e resultou, em parte, do Debate Autonomia e Flexibilidade Curricular que realizamos no final do ano letivo anterior.
Esta publicação reúne quatro artigos reflexivos, sendo que o primeiro, da Professora Doutora Ariana Cosme, é um excerto do seu livro Autonomia e Flexibilidade Curricular, Propostas e Estratégias de Ação (2018) que reflete a sua abordagem teórica. O segundo texto é do Agrupamento de Escolas (AE) de Cristelo que é, desde há alguns anos, uma escola inserida no Programa Territórios de Intervenção Prioritária (TEIP) e que, mais recentemente, integrou o Projeto-Piloto de Inovação Pedagógico (PPIP) e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), o terceiro é do AE de Paredes, e o quarto do AE de Pinheiro. Todos estes agrupamentos estiveram no ano anterior no PAFC a 25% e os referidos textos refletem as experiências educativas desses agrupamentos e as práticas pedagógicas decorrentes.
Desejamos uma boa leitura.
O Compromisso com a inclusão: o direito dos Direitos Humanos
No dia 9 de janeiro no Auditório do Agrupamento de Escolas de Cristelo, realizou-se o debate O Compromisso com a inclusão: o direito dos Direitos Humanos, promovido pelo CFAEPPP.
Num momento em que todos ansiamos por ampliar os conhecimentos em torno da Educação Inclusiva, e do respetivo enquadramento legal, o Dr. Vítor Tété, assessor do CFAE Guilhermina Suggia, partilhou connosco, de forma entusiasta, a sua vasta experiência profissional e pessoal nesta área. Foi ouvido atentamente por uma larga audiência de professores, diretores de escolas, psicólogos escolares, coordenadores das equipas multidisciplinares, professores de educação especial e professores dos ensinos básico e secundário.
Na abertura da sessão estiveram presentes o diretor do agrupamento, Mário Silva, que amavelmente nos acolheu, e a diretora do CFAEPPP, que aproveitou para fazer o lançamento do número zero da publicação digital Pomover Participar e Partilhar, referindo ser esta uma ambição antiga só possível pelos recursos humanos afetos ao CFAEPPP e na qual se pretende espelhar as dinâmicas geradas pelas escolas associadas.
Um agradecimento a todos os que participaram neste momento formativo, em especial ao Dr. Vítor Tété.