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AEDD – Avaliação Externa de Desempenho Docente [2021/22]

Síntese de procedimentos (aqui)

 

Nesta síntese encontram-se descritas todas as fases do processo de avaliação externa do desempenho docente.


 

Projeto MAIA - Autoavaliação 
 

Na senda do trabalho desenvolvido pelo CFAEPPP em articulação com o Projeto MAIA [Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica], e no sentido de apoiar as nossas escolas associadas, partilhamos a produção da Folha: Autoavaliação, da autoria do Coordenador Professor Eusébio Machado.

Citando o autor: A autoavaliação: o que é? A autoavaliação tem sido objeto, ao longo do tempo, de diversos usos e múltiplas definições, não havendo uma ideia unânime sobre o seu significado (Machado, 2022). Não obstante da sua propositada (in)definição, lançamos-vos o desafio para uma leitura que suscite a reflexão e a discussão, com o propósito mais fundamental do projeto - contribuir para melhorar as práticas de avaliação e de ensino dos professores tendo em vista a melhoria das aprendizagens dos seus alunos (Fernandes, 2019).

 A Folha ficará disponível aqui na página do CFAEPPPpodendo aceder à restante documentação/informação através do seguinte link:  https://afc.dge.mec.pt/projeto-maia-introducao [espaço do Projeto MAIA, no sítio AFC|DGE].  


Formação Pessoal Docente 

Ações de formação a iniciar de março a junho de 2022. Aqui 


 

Fonte da Imagem: https://infoapren.com.br/files/images/blog/artigo-48.jpg

Desenhar com Inclusão... 

No passado dia 24 de janeiro, realizou-se uma Ação de Curta Duração com a temática Desenho Universal para a Aprendizagem que teve como formadores os Psicólogos dos Agrupamentos Escolares de D. António Ferreira Gomes, Eiriz, Paços de Ferreira e Vilela, respectivamente Liliana Nunes, Vanessa Pereira, Rosa Campos e Manuel Gama.

Com esta iniciativa, procuramos dar resposta a necessidades sentidas, neste âmbito, de docentes das nossas Escolas Associadas.

 

“O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), é uma abordagem curricular que assenta num planeamento intencional, proativo e flexível das práticas pedagógicas, considerando a diversidade de alunos em sala de aula.” 1. Foi neste sentido, que em Equipa Pedagógica no nosso Centro, procuramos agilizar uma resposta que fosse RES aos nossos alunos e professores: rápida, eficaz e significativa, procurando fundamentalmente, demonstrar as potencialidades da abordagem metodológica DUA para a promoção de aprendizagens mais significativas/contextualizadas, ativas e interativas, e o desenvolvimento das competências do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Seguindo uma das principais premissas da educação inclusiva, todo o trabalho desenvolvido durante a sessão, enfatizou a necessidade de dar maior enfoque no processo de aprendizagem do que no resultado. A própria metodologia planeada para o momento formativo alinhou com práticas pedagógicas, também elas suportadas no DUA: “oferecendo oportunidades e alternativas acessíveis para todos (…) em termos de métodos, materiais, ferramentas, suporte e formas de avaliação, sem alterar o nível de desafio e mantendo elevadas expetativas de aprendizagem”1. O grupo de formandos correspondeu com entusiasmo aos desafios lançados, operacionalizando as tarefas com uma abordagem muita colaborativa, transdisciplinar e bastante criativa.

 

Desejamos ter contribuído para um momento formativo em que a partilha e o trabalho colaborativo entre os docentes possam vir a agilizar nas escolas maiores e melhores possibilidades de “identificar e remover as barreiras à aprendizagem e participação e maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os alunos” 1.

 

Em jeito de reflexão finalizamos com o seguinte pensamento “Tudo parece impossível até que seja feito” (Nelson Mandela).

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1(Fonte: DGE. 2018. Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática)