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Sessão de divulgação/esclarecimento das ações do Plano de Formação das Competências Digitais

 Realiza-se no próximo dia 3 de outubro, a partir das 18,00h, uma sessão de divulgação das ações do Plano de Formação das Competências Digitais.

Para participar não necessita de inscrição. Basta aceder através da ligação

https://us06web.zoom.us/j/85071525947?pwd=NXY4M3ByNXVDeUdveXRCRTZKNVMxZz09

ID da reunião: 850 7152 5947
Senha de acesso: 017462

Contamos com a vossa presença!


 

Ano letivo 2022/2023
 
Esperando que toda a comunidade educativa que servimos tenha tido ocasião de retemperar energias, vimos desta forma desejar um ótimo reinício das atividades letivas.
Este é o último ano para usufruirmos do Plano de Formação, Competências Digitais Docentes, no âmbito do Plano de Transição Digital, que visa a melhoria das competências digitais das Escolas/Agrupamentos e que pretende envolver todos os seus profissionais. Temos para vos oferecer ações de Competências Digitais, nível 1, 2 e 3, assim como outras ações mais específicas de alguns grupos disciplinares e que convocam o digital .
Temos ainda o desafio de uma candidatura no âmbito do "Plano integrado para a recuperação das aprendizagens", tais como: Recuperar com Matemática; Recuperar incluindo; Capacitar para avaliar; e Formação para pessoal docente e não docente.
As nossas funções estendem-se ainda com as dimensões da Autonomia e Flexibilidade Curricular, Avaliação Externa dos Docentes e Acompanhamento dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas.
Esperamos estar à altura desta tarefa ambiciosa, sempre disponíveis para avaliar, refletir e melhorar, ouvindo toda a nossa comunidade educativa.
 
A equipa CfAEPPP
Teresa Sá, Adelina Silva, Anabela Gil, Cristina Mendonça e Gisela Meireles
 
 
Publicação PPP [Promover, Participar e Partilhar]
Transição digital: para uma aprendizagem de proximidade. 
 
É com muito prazer que partilhamos a última edição da Publicação PPP [Promover, Participar e Partilhar].
O título escolhido Transição digital: para uma aprendizagem de proximidade, pretende espelhar a nossa conceção de utilização das tecnologias no processo de ensino aprendizagem: de proximidade, envolvendo os diferentes níveis de participação, desde investigadores, formadores, formandos até às práticas em  sala de aula.
 
Desejamos uma boa leitura e umas revigorantes férias!
 
 
 
 

Plano Nacional das Artes

Decorreu no passado dia 20 de julho, na Escola Secundária de Paços de Ferreira, uma Ação de Curta Duração, em parceria com o Plano Nacional de Arte (PNA) com a designação Projeto Cultura de Escola.

O PNA criado pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação tem como missão tornar as artes acessíveis aos cidadãos, em particular, às crianças e jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.

Contamos com a presença ativa de diversos docentes e, do lado do PNA, Sara Brighenti Sub comissária, Luísa Oliveira gestora da academia e Joana Félix docente dinamizadora. 


 

Práticas de Avaliação Digital [ACD]

A Ação de Curta Duração, realizada no dia 13 de Julho, à distância, com a designação: Práticas de Avaliação Digital, constituiu um espaço pleno de partilha de experiências nesta temática, entre formadores, formandos e alunos, contando com o paradigma científico dos Professores José António Moreira e Eliane Schlemmer. Todos nós fomos contagiados pelo entusiasmo dos participantes. 

Tempos desafiantes de mudança que apelam à constituição de Comunidade de práticas, a formas de trabalhar mais colaborativas, quer na preparação dos cenários de aprendizagem, quer na sua implementação com os alunos, permitindo um trabalho efectivo do Perfil do Aluno do Século XXI. Nesta concepção, a avaliação está integrada no ensino e na aprendizagem, o digital está ao serviço desta trilogia, sempre com a intencionalidade: mais e melhores aprendizagens!


 


 


 

Iª fase - Avaliação de Impacto da Formação de Competência Digitais Docentes
[2021/23]
Na sequência da implementação do Plano de Transição para o Digital - Competências Digitais dos Docentes, e no sentido de proceder à respetiva avaliação de impacto junto da nossa comunidade, a Escola Superior da Educação do Porto, nas pessoas do Professor Rui Bessa e Fernando Diogo, nesta fase intermédia, dado que o Plano termina em 2023, têm vindo a realizar grupos de discussão com o objetivo de discutir o processo de organização deste Plano e debater estratégias de melhoria.
Assim, neste mês, no dia 13, estiveram presentes os Agrupamentos de Lordelo e Joaquim de Araújo, no dia 14 os Agrupamentos de Pinheiro e Daniel Faria e no dia 15, as Secundárias de Penafiel e Paços de Ferreira. No próximo dia 23 será a vez dos Agrupamentos de Eiriz, Paredes e Paços de Ferreira. No final do Plano de Formação serão ouvidos os restantes Agrupamentos/Escolas.
Os grupos de discussão são diversificados, envolvendo os/as diretores e/ou elementos da direção, membros da equipa PADDE, representantes da SFM, e coordenadores/as de departamento.