• PTD Site

Fonte da Imagem: https://infoapren.com.br/files/images/blog/artigo-48.jpg

Desenhar com Inclusão... 

No passado dia 24 de janeiro, realizou-se uma Ação de Curta Duração com a temática Desenho Universal para a Aprendizagem que teve como formadores os Psicólogos dos Agrupamentos Escolares de D. António Ferreira Gomes, Eiriz, Paços de Ferreira e Vilela, respectivamente Liliana Nunes, Vanessa Pereira, Rosa Campos e Manuel Gama.

Com esta iniciativa, procuramos dar resposta a necessidades sentidas, neste âmbito, de docentes das nossas Escolas Associadas.

 

“O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), é uma abordagem curricular que assenta num planeamento intencional, proativo e flexível das práticas pedagógicas, considerando a diversidade de alunos em sala de aula.” 1. Foi neste sentido, que em Equipa Pedagógica no nosso Centro, procuramos agilizar uma resposta que fosse RES aos nossos alunos e professores: rápida, eficaz e significativa, procurando fundamentalmente, demonstrar as potencialidades da abordagem metodológica DUA para a promoção de aprendizagens mais significativas/contextualizadas, ativas e interativas, e o desenvolvimento das competências do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Seguindo uma das principais premissas da educação inclusiva, todo o trabalho desenvolvido durante a sessão, enfatizou a necessidade de dar maior enfoque no processo de aprendizagem do que no resultado. A própria metodologia planeada para o momento formativo alinhou com práticas pedagógicas, também elas suportadas no DUA: “oferecendo oportunidades e alternativas acessíveis para todos (…) em termos de métodos, materiais, ferramentas, suporte e formas de avaliação, sem alterar o nível de desafio e mantendo elevadas expetativas de aprendizagem”1. O grupo de formandos correspondeu com entusiasmo aos desafios lançados, operacionalizando as tarefas com uma abordagem muita colaborativa, transdisciplinar e bastante criativa.

 

Desejamos ter contribuído para um momento formativo em que a partilha e o trabalho colaborativo entre os docentes possam vir a agilizar nas escolas maiores e melhores possibilidades de “identificar e remover as barreiras à aprendizagem e participação e maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os alunos” 1.

 

Em jeito de reflexão finalizamos com o seguinte pensamento “Tudo parece impossível até que seja feito” (Nelson Mandela).

....

1(Fonte: DGE. 2018. Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática)