• PTD Site

Publicação PPP
Promover, Participar e Partilhar
Número zero

Publicação PPP. Nº 0

Publicar algo que espelhasse as dinâmicas formativas geradas pelas nossas escolas associadas é uma ambição antiga, que vemos agora realizada, com esta publicação PPP. Desejamos que este trabalho se torne um instrumento útil, atual e pertinente, e que se constitua como um lugar de partilha e de difusão de vozes dinâmicas como são as das nossas escolas associadas.

O mote para a edição zero da Publicação PPP, emerge de um tema bastante atual no nosso sistema educativo, a Autonomia e Flexibilidade Curricular e resultou, em parte, do Debate Autonomia e Flexibilidade Curricular que realizamos no final do ano letivo anterior.

Esta publicação reúne quatro artigos reflexivos, sendo que o primeiro, da Professora Doutora Ariana Cosme, é um excerto do seu livro Autonomia e Flexibilidade Curricular, Propostas e Estratégias de Ação (2018) que reflete a sua abordagem teórica. O segundo texto é do Agrupamento de Escolas (AE) de Cristelo que é, desde há alguns anos, uma escola inserida no Programa Territórios de Intervenção Prioritária (TEIP) e que, mais recentemente, integrou o Projeto-Piloto de Inovação Pedagógico (PPIP) e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), o terceiro é do AE de Paredes, e o quarto do AE de Pinheiro. Todos estes agrupamentos estiveram no ano anterior no PAFC a 25% e os referidos textos refletem as experiências educativas desses agrupamentos e as práticas pedagógicas decorrentes.

Desejamos uma boa leitura.