Tamanho da letra
  • A-
  • A
  • A+
Cor do site
  • R
  • A
  • A
  • A
CFAEPPP - Moodle
    Visite o nosso site
    Plataforma de Formação Moodle anterior
  • English ‎(en)‎ Português - Portugal ‎(pt)‎
  • Entrar
Ir para o conteúdo principal

Plano de Formação a partir de setembro de 2024

  1. Página principal
  2. Disciplinas
  3. Plano de Formação a partir de setembro de 2024
  • 1 (atual)
  • 2
  • » Seguinte
PD_21 turma 1 | Capacitação Digital de Docentes – Nível 3 | AE Cristelo
Sandra Melro

PD_21 turma 1 | Capacitação Digital de Docentes – Nível 3 | AE Cristelo

PD_20 T2 | Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula
Luís Filipe MatosMargarida Moura

PD_20 T2 | Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula

PD_22 | Aprendizagens essenciais de Matemática para os 5.º e 6.º anos de escolaridade | AE Vilela
Olga Seabra

PD_22 | Aprendizagens essenciais de Matemática para os 5.º e 6.º anos de escolaridade | AE Vilela

C 28 A1 | Perturbação do Espetro do Autismo: Da Intervenção Precoce à Intervenção Escolar na Educação Inclusiva
Rosa Maria Campos

C 28 A1 | Perturbação do Espetro do Autismo: Da Intervenção Precoce à Intervenção Escolar na Educação Inclusiva

PD_13 | Contributo para a personalização e diversidade pelos professores autores na plataforma MILAGE
Mauro FigueiredoDaniela Milharó

PD_13 | Contributo para a personalização e diversidade pelos professores autores na plataforma MILAGE

PD_26 | Pensamento Computacional na Matemática | Escola Secundária de Penafiel
Ana Machado

PD_26 | Pensamento Computacional na Matemática | Escola Secundária de Penafiel

Objetivo Geral

Capacitar professores de Matemática para aplicar o Pensamento Computacional em sala de aula, integrando ferramentas digitais no ensino da Matemática.


PD_25 | Capacitação Digital de Docentes – Nível 2 | AE de Paredes (Escola Sede)
Eugénio Oliveira

PD_25 | Capacitação Digital de Docentes – Nível 2 | AE de Paredes (Escola Sede)

PD_20 T1 | Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula
Luís Filipe MatosMargarida Moura

PD_20 T1 | Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula

PD_16 | Criação e edição de vídeo  |Sec. Penafiel
Miguel Carneiro

PD_16 | Criação e edição de vídeo |Sec. Penafiel

PD_11 | O ensino e a aprendizagem ativa das línguas estrangeiras com recurso ferramentas digitais | Escola Básica 2,3 de Baltar
Susana Tenreiro

PD_11 | O ensino e a aprendizagem ativa das línguas estrangeiras com recurso ferramentas digitais | Escola Básica 2,3 de Baltar

PD_17 | Centro de Apoio à aprendizagem – do enquadramento à prática |
Ana Maria Barros

PD_17 | Centro de Apoio à aprendizagem – do enquadramento à prática |

Caros(as) Formandos(as)

Dou-vos as boas vindas e agradeço o interesse demonstrado na presente ação de formação Centro de Apoio à aprendizagem – do enquadramento à prática, dinamizada por mim, Ana Barros, no CFAEPPP.
Esta formação irá decorrer na modalidade de e-Learning.

PD_008 | Formação em robótica educativa (utilização de kits KUBO Robotics) | AE Paços de Ferreira
Andreia GonçalvesJosé Fernando Ribas Chicória

PD_008 | Formação em robótica educativa (utilização de kits KUBO Robotics) | AE Paços de Ferreira

PD_12 | CRIAÇÃO DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM IDENTITÁRIOS EM AMBIENTE STEAM E COM PENSAMENTO COMPUTACIONAL | AE Sobreira
Fernando Bernardino Monteiro

PD_12 | CRIAÇÃO DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM IDENTITÁRIOS EM AMBIENTE STEAM E COM PENSAMENTO COMPUTACIONAL | AE Sobreira

ENQUADRAMENTO
A educação deve adaptar-se às exigências que o século XXI trouxe e responder eficazmente ao desafio de preparar os alunos para um mundo em transformação acelerada. A aquisição de conhecimento deixou de estar na base do ensino e novas capacidades e competências foram identificadas. As tendências atuais apontam para a necessidade de mudar de um ensino prescritivo para métodos centrados no aluno e de criar espaços de aprendizagem diversificados e adaptáveis a diferentes abordagens pedagógicas e metodologias ativas. Promovendo a investigação, o diálogo e o pensamento crítico dos estudantes, a abordagem STEAM e o Pensamento Computacional permitem dar resposta aos desafios contemporâneos, através da promoção da transdisciplinaridade, associados à resolução de problemas reais. A criação de cenários de aprendizagem inovadores que têm em conta a realidade próximas dos alunos aumenta a motivação, o envolvimento, a colaboração e a criatividade.

OBJETIVOS
1- Apoiar a necessidade de repensar e reformular a educação, enfatizando a aprendizagem personalizada e centrada no aluno. 2- Capacitar para a implementação de metodologias ativas de aprendizagem num contexto autêntico e próximo da realidade. 3- Proporcionar o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e tecnológicas em contextos promotores de aprendizagens significativas. 4- Promover o trabalho de projeto e o trabalho prático e experimental nas áreas STEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Matemática e Artes/Humanidades). 5- Desenvolver competências na criação de cenários de aprendizagem STEAM, integrando referências à herança e ao património social, cultural, histórico e natural. 6- 7Capacitar os professores para a criação de ambientes de aprendizagem flexíveis e inovadores e promotores da inclusão e da equidade. 7- Desenvolver competências de pensamento computacional aplicado à resolução de problemas.

PD_ 15 T2| Professores 4.0 – Integração da Inteligência Artificial na Prática Pedagógica
Adelina Maria Pereira Silva

PD_ 15 T2| Professores 4.0 – Integração da Inteligência Artificial na Prática Pedagógica

C 14 turma 1| O ensino das modalidades alternativas na escola | EB Rebordosa
César Pinto

C 14 turma 1| O ensino das modalidades alternativas na escola | EB Rebordosa

C04_A1 | Promoção da Literacia Emergente através de uma Intervenção Multinível na Educação Pré-Escolar | AE Cristelo
Céu CosmeJoana CruzJOANA CRUZ

C04_A1 | Promoção da Literacia Emergente através de uma Intervenção Multinível na Educação Pré-Escolar | AE Cristelo

PD_15 T1 | Professores 4.0 – Integração da Inteligência Artificial na Prática Pedagógica | Sec. Paços de Ferreira
Adelina Maria Pereira Silva

PD_15 T1 | Professores 4.0 – Integração da Inteligência Artificial na Prática Pedagógica | Sec. Paços de Ferreira

PD_18 | Práticas de desenvolvimento curricular e avaliação em Cidadania e Desenvolvimento | AE Rebordosa
Anabela de São José Rosa Carreira Gil

PD_18 | Práticas de desenvolvimento curricular e avaliação em Cidadania e Desenvolvimento | AE Rebordosa

PD_002 | Filosofia no Ensino Básico - Do dramatizar ao filosofar | Miguel Peixoto
Miguel Peixoto

PD_002 | Filosofia no Ensino Básico - Do dramatizar ao filosofar | Miguel Peixoto

PD_005 | Matemática no Pré-Escolar: Brincar, Jogar, Relacionar, Viver, Simular e Aprender | AE Paredes
Carla Carvalho

PD_005 | Matemática no Pré-Escolar: Brincar, Jogar, Relacionar, Viver, Simular e Aprender | AE Paredes



  • 1 (atual)
  • 2
  • » Seguinte

Contactos

CFAEPPP

  • https://cfaeppp.edu.pt/
  • +351 255865364
  • geral.cfaeppp@gmail.com
Resumo da retenção de dados
Obter a Aplicação móvel